terça-feira, 16 de março de 2010

Autismo: interenções psicoeducacionais

Estou aqui para recomendar um excelente artigo da Dra. Cleonice Bosa, grande pesquisadora na área de Autismo e TID.

O artigo é ótimo para profissionais e familiares, já que fala das abordagens psicoeducacionais mais utlizadas, tais como PECS, TEACCH e ABA.

O final do artigo é genial, acho que a Dra. Cleonice consegue expressar muito bem (...) "que não existe uma metodologia melhor que a outra, mas que uma intervenção específica que pode ter um bom resultado em certo período de tempo (e.g. anos pré-escolares) pode apresentar eficácia diferente nos anos seguintes (e.g. adolescência). Isso ocorre, em parte, porque as famílias alteram suas expectativas e valores com relação ao tratamento das crianças de acordo com o desenvolvimento delas e do contexto familiar. Por outro lado, um ponto de consenso na literatura é a importância da identificação e intervenção precoce do autismo e seu relacionamento com o desenvolvimento subseqüente".

Certamente é um dos meus textos preferidos!

O link é: http://www.scielo.br/pdf/rbp/v28s1/a07v28s1.pdf

Um abraço, Gisele.

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