terça-feira, 28 de agosto de 2018

Desenvolvimento Atípico

Oi pessoal!

Como estão?

Eu decidi escrever esse post para falar sobre desenvolvimento infantil.

Mas como assim?!?! Você é especialista em autismo!!!

Exatamente!!! PARA SABER O QUE É AUTISMO TENHO QUE SABER O QUE NÃO É AUTISMO!!! E aí vem a parte da psicologia clínica, que avalia o desenvolvimento infantil.

Sabe-se que o autismo é caracterizado basicamente por um tripé: dificuldades de interação social, dificuldades de comunicação e repertório comportamental atípico.

Então, quando recebo uma criança observo essa três áreas.

Mas observo inúmeras outras características! Observo como ela brinca, se brinca, com quais brinquedos, se compartilha comigo ou com os pais, se pede para brincar, como pede.

Observo também os aspectos cognitivos, como atenção, memória, flexibilidade mental (saber ver vários pontos de vista), controle inibitório (freia reações inapropriadas), se ela planeja algo, como executa (função executiva). E por aí vai!!!


Então eu não observo apenas traços de autismo, eu vejo uma criança na minha frente, que pode ou não ter autismo.

Existem quadros em que a criança não tem nenhum diagnóstico, mas o desenvolvimento dela está um pouco diferente, talvez com atraso em alguma área, ou com certas “manias” por exemplo. Outras vezes olha nos olhos, aponta, entende tudo mas fala pouco.

Muitas vezes essas crianças podem ter o que chamamos de DESENVOLVIMENTO ATÍPICO, que como falei não é um diagnóstico, mas que às vezes precisa de intervenção de fono, psicóloga, Terapeuta Ocupacional. Tudo a fim de que ela evolua bem com a idade!!

Então, se você percebe que seu filho não tem autismo mas tem algumas alterações no desenvolvimento, procure um profissional especializado!

Ele fará uma boa avaliação, muitas vezes usando testes para ajudar nesse processo.

Então NEM TUDO É AUTISMO!!! 

Um bom profissional sabe avaliar essa demanda.

Forte abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário