quarta-feira, 25 de maio de 2011

Diferença entre Síndrome de Asperger e Autismo de Alto Funcionamento

Muito se fala sobre a diferença entre Síndrome de Asperger (SA) e Autismo de Alto Funcionamento (AAF). Este breve texto busca trazer algumas contribuições sobre este assunto.

Para tentar resumir:

  • Ambos os quadros são afetados pela tríade de comprometimentos (habilidades sociais, comunicação e interesses/imaginação);
  • Em ambos a inteligência deve ser NO MÍNIMO dentro da normalidade, ou seja, não pode haver rebaixamento intelectual;
  • A diferença principal, até o momento, nos critérios diagnósticos, é que pessoas com SA, geralmente, não apresentam atraso no desenvolvimento da linguagem (isto é, aos 3 anos a criança tem que construir frases e saber se expressar com clareza).
Existem 4 características importantes que podem auxiliar no processo de diagnóstico das duas condições:

Nível de Funcionamento Cognitivo:

A visão de que a SA é "autismo" mas sem dificuldades de aprendizagem pode ser útil do ponto de vista do diagnóstico, já que facilita a distinção entre os quadros. Entretanto, o próprio Hans Asperger disse que podem haver situações "não usuais"em que uma pessoa pode apresentar sintomas da SA com alguma dificuldade de aprendizagem. É largamente reconhecido que no AAF o QI não pode ser inferior a 65 - 70.

Habilidades Motoras:

Nos últimos anos, a visão de que as pessoas com SA apresentam também dificuldades com coordenação motora se tornou mais forte. O próprio Hans Asperger tinha conhecimento da prevalência de dificuldades nas habilidades motoras no grupo de pacientes que ele descreveu. Parece consenso de que a maioria das crianças com SA experienciam coordenação motora fina pobre. Entretanto, muitas crianças com AAF também terão dificuldades nesta área.

Desenvolvimento da Linguagem:

Esta é a área que causa maior controvérsia. Tanto o CID 10 quanto o DSM IV afirmam que para o diagnóstico de SA o desenvolvimento da linguagem deve ser normal. Crianças com AAF podem ter tido atrasos significativos no desenvolvimento da linguagem. Porém, nas descrições originais de Asperger ele relatou que peculiaridades na fala e discurso destas crianças são características chave da SA. Geralmente, o diagnóstico de SA é feito quando a criança é um pouco mais velha, e os pais podem não lembrar de detalhes do desenvolvimento da linguagem do(a) filho(a).

Idade de Início

Um diagnóstico de AAF e outro de SA podem ser dados a um mesmo indivíduo em diferentes etapas do desenvolvimento. Ocasionalmente uma criança pode receber um diagnóstico de AAF na primeira infância, e este diagnóstico pode ser mudado para SA quando ela inicia na escolarização formal. Alguns clínicos de diagnóstico são diretos em afirmar que o diagnóstico de SA não pode ser feito antes da criança iniciar a escolarização formal (primeiro ano do Ensino Fundamental). Isto acontece porque dificuldades nas habilidades sociais podem não ser ainda evidentes até que a criança tenha bastante envolvimento em situações sociais.




18 comentários:

  1. Olá,
    sou amiga da Ale, aqui de Brasília. Ela me indicou seu blog e gostei muito. Vou deixar um link no meu. Depois quero te escrever com calma sobre meu filho, por mail.
    Um abraço
    Alessandra
    http://caminhandopeloautismo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Alê!

    Legal que você gostou! Fico aguardando teu e-mail...
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Olá! Meu nome é Silvia e sou mãe da Giovana que esta com 3 anos. Ela foi diagnosticada recentemente com SA, embora e linguagem verbal dela seja muito muito pobre. Agora fiquei muito mais confusa do que estava. O neuropediatra receitou risperidona meio ml de 12 em 12h. Comecei a medicação hj, então ainda não sei como vai ser daqui em diante. Uma dúvida que eu tenho, tendo ela SA ou quem sabe AAF, ela vai desenvolver a fala? Pois esta com 3 anos e dois meses e apenas repete palavras que ouve, mecanicamente, não sendo capaz de se expressar através da fala.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sílvia! Desculpe a demora em responder! Geralmente crianças com SA ou AAF desenvolvem um bom nível de fala. Conseguem compreender bem a linguagem falada e se expressam através de frases relativamente elaboradas. O DSM V deve trazer novas mudanças, mas acredito que esta parte de desenvolvimento da linguagem deve ficar como está. Acho que o mais importante agora Silvia, é fazer fono, psicóloga, TO, ou o que for necessário. Mas se de fato dor SA ou AAF a linguagem costuma se desenvolver relativamente bem, a criança consegue expressar seus desejos (principalmente gostos, comidas, brincadeiras), mas de fato tem dificuldade de manter um diálogo. Se quiser pode me escrever em gitrida@gmail.com.
      Abraço!

      Excluir
  4. Olá Gisele! meu nome é Mírian e meu filho tem 7 anos e está com possível diagnóstico de SA ou AAF. Por volta de 2 anos e meio levei ele em uma neuropediatra,mas a mesma me disse que era "manha" por isso,nunca me preocupei! Só levei agora,porque ele teve uma crise convulsiva na volta das férias,quando estávamos no Paraná e uma Neuro desconfiou e pediu acompanhamento! É tudo muito novo pra mim e fico sempre atrás de muita informação e fico com receio de falsos diagnósticos!Ele é gêmeo de uma menina e ela tem ajudado muito na socialização dele!Se puder me orientar por email: mirianlacerda@uol.com.br

    Te agradeço!
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Olá... Sou mãe de um adolescente, atualmente com 14 anos, diagnosticado inicialmente aos 4 com autismo infantil, e depois avaliado aos 7 novamente como SA... até agora não achei nenhum outro local que tratasse com clareza e distinção a SA e AAF... muita gente acha que ambos seriam 1 só coisa... teria alguma descrição mais suscinta e resumida da diferença entre os dois para ser colocado aqui,? Creio que responderia a duvida de muitas comunidades que estou participando no FB... Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Me chamo Matheus, estou enquadrado no espectro autista, tenho 16 anos.

      Resumidamente, podemos dizer que SA e AAF são extremamente parecidos (não há atraso no aprendizado intelectual). Mas pessoas com SA não apresentam tanta dificuldade na linguagem verbal.
      Em uma escala, podemos elaborar o seguinte:
      Autismo Severo > Autismo Clássico > AAF > SA > Pessoa comum (neurotípicamente normal)

      Excluir
    2. Ótimos esclarecimentos, Matheus.

      Excluir
    3. Voltei a este artigo por coincidência. Já fazem quase 5 anos. Muita coisa mudou. Atualmente, AAF é considerado uma parte do espectro autista. SA está incluida no AAF. Ou seja, agora podemos dizer que todos os que possuem Sindrome de Asperger são Autistas de Alto Funcionamento.

      Excluir
  6. Olá Gisele, tenho uma duvida sobre o critério diagnóstico para SA: o último da lista diz "não satifestos critérios para esquizofrenia".
    O que a medicina quer dizer com isso, que o aspie seria imune à esquizofrenia, ou, se o aspie for também esquizofrenico, sua condição aspie será ignorada?
    Tenho um sobrinho de 25 anos tratado e fortemente medicado como se bipolar fosse, por um médico que comete outros erros, como tratar mais pessoas da nossa família, e eu tenho profunda convicção que o rapaz é aspie.
    A orientação é ignorar a síndrome na presença de esquizofrenia, por que?
    Aspergers não tem direito de serem esquizofrenicos ou vice-versa?
    Isso me lembra minha dificuldade de diagnóstico, quando passei anos sem ser tratada para doença celíaca pois minha obesidade fazia que ela nao fosse reconhecida. Posteriormente minha EM não foi percebida pois a doença celíaca a ofuscava. Não acho saudavel esse tipo de criterio de diagnóstico que dificulta o reconhecimento de duas condições simultaneamente.
    Podes me esclarecer um pouco sobre isso, por favor?
    Desde já agradecida, Maria Regina CEB.
    https://www.facebook.com/#!/photo.php?fbid=311755185611797&set=a.239324852854831.52998.239108836209766&type=1

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não significa que o aspie é "imune" à esquizofrenia. Mas se ele for aspie, não será esquizofrênico (pois aspies não apresentam ataques psicóticos)

      Excluir
  7. Olá Silvia . meu irmão foi diagnosticado com SINDROME DE ASPERGER. hoje ele tem 13 anos. Desculpe, mas não comprrendi muito bem a diferença entre o SA e AAF. poderias me explicar como poderíamos diferenciar os dois diagnósticos? obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  8. Ola! Meu nome é Leonardo, tenho 18 anos e também sou autista e tenho traços, tanto do AAF (Autismo de Alta Funcionalidade), como da SA (Síndrome de Asperger) e neurotípico (não-autista).
    Tenho fala e escrita "intactas", porém eu também adquiri a fala aos 5 anos de idade. Traços AAF e SA.
    Eu penso mais em imagens do que números. Traços SA.
    Tinha dificuldade em me socializar na infância e na adolescência, até aos 14 anos. Traços SA/AAF
    Hoje "olho no olho" é um desafio. Traços neurotípico/SA
    Eu não gosto de festas, porém gosto de conversar com as pessoas. Traços AAF/neurotípicos
    Tenho dificuldade em abotoar a "manga" das camisas e de amarrar um tênis. Traços SA/AAF.
    Eu consigo elaborar textos profundos e redações. Traços neurotípicos/SA.
    Escrevo muito melhor do que uma pessoa "normal". Traços neurotípicos
    Eu quando entro em um assunto do meu interesse, não consigo mudar de assunto. Traços SA/AAF
    Aos 5 e 7 anos, fui para duas escolas especiais, CRPI (centro de recuperação da paralisia infantil) e a APAE (associação de pais e amigos, nas expecionais do município). Traços AAF
    Depois fui para a escola regular, e hoje concluí o Ensino Médio.
    Mudar de rotina, era um desafio na infância, depois disto melhorei. Traços SA/AAF
    Eu ouço melhor de longe e um ambiente barulhento, me confunde, quando uma pessoa quer falar comigo, automaticamente não consigo entender. Traços AAF.
    Aparentemente tenho uma sensibilidade normal, porém percebi que meu olfato é "menos" sensível que o normal. Traços AAF
    Minha memória é boa para recordar datas de nascimento de algumas pessoas. Traços AAF/SA
    Eu não consigo entender os gestos de "apontar" até hoje, nem gírias.
    Eu me assustava com latidos de cães e até hoje estouro de bexigas de borracha e explosão de bombas me causam um "choque" de susto e medo. Traços AAF
    Movimentos repetitivos e esteriotipados na minha infância eram bem mais perceptíveis e hoje quase não tenho mais estes sintomas autísticas, graças ao envelhecimento- confirma a ciência, não são todos que têm o mesmo privilégio que eu.
    Nem tudo é ruim ser autista, posso viver uma vida normal e ser independente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Leonardo. Eu estou emocionada e feliz ao ler seu relato e esclarecimentos. Tenho um filho de 2 anos de idade, com diagnóstico de autismo, provavelmente AAF/SA, com bom desenvolvimento, desde que iniciou as terapias com ABA. Seu texto me proporcionou alegria e esperança. Abraços e obrigada por contribuir para a construção de um mundo mais esclarecido e feliz.

      Excluir
    2. Adorei seu relato. A gente sempre se pergunta como será quando meu filho for adolescente, essas coisas. Vai dar tudo certo, vc se conhece, fica mais fácil lidar com esses problemas. Abraço.

      Excluir
  9. Olá!
    É possível diagnosticar um rapaz adulto de 25 anos e ainda assim conseguir que ele tenha uma vida autônoma e produtiva? Meu filho é uma incógnita e acho q nunca tive "sorte" com profissionais. Moro em Brasília há 14 anos.
    Um abraço
    Cristina Sarcinelli (cris.bsb@gmail.com)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lógico que sim! O diagnóstico não vai impedir ele de viver produtivamente. O diagnóstico é só uma comprovação que ele tem autismo. Só isso

      Excluir
  10. Tenho um filho 1ano 7mesescom suspeita de autismo(em investigação 2meses) diagnóstico não fechado. Recentemente me disseram que quando criança eu era estranho era muti nervodo, arredio praticamente ninguém me pegava,não manifestava emoçao,ficava isolado, falei com quse 3anos. Será que sou autista tb.tenho 36a tenho vida normal apenas sou mt calado.poucos amigos e nao sou mt de contar meus setimentos. Será q sou autista tb?

    ResponderExcluir