terça-feira, 21 de junho de 2011

Novo Teste para Detectar Autismo

Olá!

Acabei de ler sobre um novo checklist para tentar detectar Autismo a partir dos 12 meses de idade!!! Chama-se CSBS DP Infant-Toddler Checklist.

Cabe lembrar que o instrumento ainda não está validado no Brasil, mas acho interessante colocar aqui a tradução da reportagem e do teste (que eu mesma fiz), para os pais e profissionais da área ficarem atentos!

Segue a reportagem:

Um novo teste de rastreamento precoce de Autismo, elaborado para detectar a condição em bebês na faixa de 1 ano de idade, pode revolucionar o "olhar" às crianças autistas, dizem os experts, através de um diagnóstico e tratamento mais precoce do que o atual.

O checklist de 24 ítens leva apenas 5 minutos para completar e pode ser preenchido na sala de espera do consultório do pediatra, quando os pais levam os filhos para a rotineira consulta dos 12 meses, diz um estudo de mais de 10.000 crianças, publicado no Jornal de Pediatria (http://content.usatoday.com/topics/topic/Journal+of+Pediatrics).

O checklist, disponível online (http://firstwords.fsu.edu/pdf/checklist.pdf), pergunta aos pais e demais cuidadores sobre habilidades de comunicação, como o balbucio, primeiras palavras e contato visual. O estudo foi financiado pelo National Institutes of Health.

Médicos encaminharam crianças que "falharam" no checklist para outros testes mais específicos, e se necessário, tratamento. Pesquisadores deram seguimento até as crianças terem 3 anos de idade. O instrumento porporcionou um diagnóstico preciso em 75% dos casos.

Em média, as crianças com autismo iniciaram tratamento aos 17 meses de idade.

Este é um grande avanço, dizem os experts. Uma em casa 110 crianças tem Autismo ou Transtorno do Espectro do Autismo, afirma o Centers for Disease Control and Prevention. Atualmente, a maioria das crianças autistas não é diagnosticada até os 5 anos de idade, diz o CDC.

Crianças diagnosticadas tardiamente perdem oportunidade de começar os tratamentos enquanto seus cérebros estão se desenvolvendo e são mais fáceis de serem "moldados", afirma Geraldine Dawson, da Organização Autism Speaks, que também ajudou a financiar a pesquisa.

Terapia comportamental intensa oferece a maior esperança para ajudar crianças autistas desenvolverem linguagem e comportamento, de acordo com um recente análise da Pediatrics.

Apesar da American Society of Pediatrics recomendar o rastreamento de autismo em todas as crianças dos 18 aos 24 meses, poucos médicos o fazem, diz Dawson.

Isto pode mudar, graças ao sucesso deste estudo, diz Alison Singer, presidente da Autism Science Foundation.

Os autores do estudo avisam que o checklist não vai rastrear todos os casos de autismo, como no caso das crianças que começam a apresentar os sintomas em uma idade maior.

Mas por fácil de usar, todos os pediatras deveriam começar a utilizar o instrumento, diz Singer, que gostaria que sua filha, Jodie, de 13 anos, tivesse sido diagnosticada mais cedo.

"Nós perdemos muito tempo imaginando e esperando antes de ela ter o diagóstico aos 2 anos de idade", diz Singer. Não consigo não pensar como ela poderia estar se o diagnóstico tivesse sido feito quando ela tinha 1 aninho".

Segue agora o intrumento traduzido:

CSBS DP Infant-Toddler Checklist

A maioria das perguntas devem ser respondidas com uma das 3 opções:

  • Ainda não,
  • Às vezes,
  • Freqüentemente.

Emoção e Olhar:

1. Você sabe quando seu filho está feliz e quando está chateado?
2. Quando seu filho/a brinca com brinquedos, ele/a, o olha para ver se você o está observando?
3. Seu filho/a sorri quando olha para você?
4. Quando você olha e aponta para um brinquedo, seu filho o olha também?

Comunicação:

5. Seu filho/a avisa que precisa de ajuda ou quer um objeto que não está a seu alcance?
6. Quando você não está dando atenção a seu filho/a, ele/a tenta chamar sua atenção?
7. Seu filho/a faz coisas para fazer você rir?
8. Seu filho/a tenta fazer você ver objetos interessantes - só para você olhar para os objetos, nào para fazer algo com eles?

Gestos:

9. Seu filho/a pega objetos e os dá a você?
10. Seu filho lhe mostra objetos sem lhe dar os objetos?
11. Seu filho/a acena para cumprimentar as pessoas?
12. Seu filho/a aponta para objetos?
13. Seu filho balança a cabeça para indicar "sim"?

Sons:

14. Seu filho/a usa sons ou palavras para conseguir atenção ou ajuda?
15. Seu filho/a junta sons, como mama, gaga, tchau?
16. Aproximadamente quantos sons como os seguintes seu filho/a faz: ma, na, ba, da, ga, la, sa?
Nenhum, 1-2, 3-4, 5-8.

Palavras:

17. Aproximadamente quantas palvras diferentes seu filho/a usa com significado que você reconhece (por exemplo, "eta" para chupeta, "dedeira" para mamadeira?
Nenhuma, 1-3, 4-10, 11-30, mais de 30.
18. Seu filho junta duas palavras (exemplo, mais papá, quero papai, etc)?

Entendimento:

19. Quando você chama seu filho/a, ele/a responde olhando ou virando para você?
20. Aproximadamente quantas palavras ou frases seu filho/a entende sem gestos? Por exemplo, se você perguntar: "onde está sua barriga", "onde está o papai", "me dê a bola", "venha aqui", sem mostrar ou apontar, seu filho/a responderá apropriadamente?

Uso de objetos:

21. Seu filho/a mostra interessem em brincar com uma variedade de objetos?
22. Aproximadamente quantos dos objetos listados seu filho/a usa apropriadamente: copo, mamadeira, tigela, colher, pente ou escova, escova de dentes, pano de lavar o rosto, bola, carrinho, telefone de brinquedo?
Nenhum, 1-2, 3-4, 5-8, mais que 8.
23. Quantos blocos ou anéis seu filho/a empilha?
Nenhum, 2 blocos, 3-4 blocos, 5 ou mais blocos.
24.Seu filho/a brinca de faz-de-conta com brinquedos (por exemplo, dá comidinha a um bichinho de pelúcia, põe uma boneca para dormir, põe um personagem num carinho)?
Ainda não, às vezes, freqüentemente.

Você se preocupa com o desenvolvimento de seu filho/a?
Não, sim (caso afirmativo, descrever).


Para pontuar o teste é preciso marcar diversos ítens em tabelas de acordo com o desenvolvimento da criança, então é impossível eu colocar tudo aqui.

Mas fica a sugestão: se seu filho/a apresentar muitas falhas na maioria dos ítens, no sentido de pontuar a maioria como "ainda não" ou "nenhum", deve-se buscar algum profissional capacitado e com conhecimento em Autismo para realizar uma avaliação completa!

Como dito na reportagem, o teste em si não fecha diagnóstico sozinho, é mais um alerta para os pais e profissionais estarem atentos quanto ao desenvolvimentos das crianças!!!

Dúvidas: gitrida@yahoo.com.br

Um comentário: