Já estava há bastante tempo sem postar. Mas agora achei uma notícia bem interessante, principalmente para as mães e pais dos meus pacientes e de todas as crianças com Autismo e TEA.
Sempre falei, a notícia reforça: INTERVENÇÃO PRECOCE É FUNDAMENTAL PARA O BOM DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS!!!
Abraço a todos!!!
O Autismo a longo prazo
Reabilitação Cognitiva
17/09/2012
17/09/2012
Artigo do site 'Reabilitação Cognitiva'
da Redação
Um grupo de pesquisadores da Universidade de Columbia, em Nova York, liderados por Christine Fonte fez um estudo a longo prazo de 6975 crianças com Autismo. Os pesquisadores usaram dados de centros de californianos que haviam trabalhado com crianças afetadas na faixa etária de 2-14 anos. As crianças nasceram entre 1992 e 2001 e tiveram pelo menos quatro avaliações anuais.
O objetivo era determinar como foi a evolução dessas crianças desde que receberam o diagnóstico até quando terminaram a escola primária. Como esperado, os resultados foram heterogêneos e as crianças que tiveram sintomas mais leves mostraram mais progresso.
Os pesquisadores estudaram os sintomas relacionados à comunicação social e comportamentos repetitivos. Eles descobriram que, especialmente na comunicação social, a maioria das crianças melhorou ao longo do tempo, mas alguns muito mais rapidamente do que outros. O interessante é que havia um grupo chamado “bloomers” ou “florescente”, que foi cerca de 10% do total, e foi caracterizado porque essas crianças têm problemas graves no início da comunicação e da interação social, mas fazem um grande progresso nos anos de escola primária, de modo que, no final desses anos pertencem ao grupo de “alto funcionamento”. Ninguém sabe por quê.
Os pesquisadores estudaram os sintomas relacionados à comunicação social e comportamentos repetitivos. Eles descobriram que, especialmente na comunicação social, a maioria das crianças melhorou ao longo do tempo, mas alguns muito mais rapidamente do que outros. O interessante é que havia um grupo chamado “bloomers” ou “florescente”, que foi cerca de 10% do total, e foi caracterizado porque essas crianças têm problemas graves no início da comunicação e da interação social, mas fazem um grande progresso nos anos de escola primária, de modo que, no final desses anos pertencem ao grupo de “alto funcionamento”. Ninguém sabe por quê.
Ao contrário das habilidades sociais e de comunicação, o comportamento repetitivo não mostrou muita variação ao longo dos anos, nem melhorou nem piorou na maioria das crianças.
As melhorias não foram tão significativos em crianças com deficiência intelectual combinada com o Autismo, o que era algo já era conhecido.
Um aspecto inesperado é que as crianças brancas e aqueles cujas mães tiveram um maior nível de educação tendem a ter sintomas do autismo menos grave. Eles provavelmente vão aderir ao grupo de bloomers. As diferenças nas taxas de melhora em relação à raça e ao nível educacional dos pais é uma notícia considerada preocupante. Muito provavelmente esse resultado não significa uma questão racial, mas econômica e educacional: ou porque os pais destas crianças têm acesso a um melhor sistema de saúde e de assistência social, ou porque eles podem pagar escolas particulares e de apoio, assim, estas crianças têm acesso a um tratamento de qualidade para uma extensão maior do que a média.
Um aspecto inesperado é que as crianças brancas e aqueles cujas mães tiveram um maior nível de educação tendem a ter sintomas do autismo menos grave. Eles provavelmente vão aderir ao grupo de bloomers. As diferenças nas taxas de melhora em relação à raça e ao nível educacional dos pais é uma notícia considerada preocupante. Muito provavelmente esse resultado não significa uma questão racial, mas econômica e educacional: ou porque os pais destas crianças têm acesso a um melhor sistema de saúde e de assistência social, ou porque eles podem pagar escolas particulares e de apoio, assim, estas crianças têm acesso a um tratamento de qualidade para uma extensão maior do que a média.
Uma questão é se existem modelos diferentes de evolução do autismo, se as crianças podem seguir caminhos diferentes em sua evolução e se estas diferenças são típicas da criança ou dependente da terapia. Os autores da publicação supracitada distinguiram seis diferentes modelos de evolução, mas não há consenso entre os pesquisadores sobre as razões para esses padrões diferentes de desenvolvimento de cada criança.
As conclusões são:
As conclusões são:
- A maioria das crianças com autismo melhoram ao longo da infância, alguns muito mais do que outros;
- Com a terapia constante e ajustada à criança, a vida das crianças e de suas famílias melhoram significativamente;
- É importante que todas as crianças tenham acesso ao tratamento de qualidade;
-As maiores melhorias nos sintomas de autismo ocorrem antes dos seis anos, enfatizando a necessidade de iniciar o tratamento o mais cedo possível.
- Com a terapia constante e ajustada à criança, a vida das crianças e de suas famílias melhoram significativamente;
- É importante que todas as crianças tenham acesso ao tratamento de qualidade;
-As maiores melhorias nos sintomas de autismo ocorrem antes dos seis anos, enfatizando a necessidade de iniciar o tratamento o mais cedo possível.
Fonte: http://saci.org.br/index.php?modulo=akemi¶metro=35532
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