AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE AUTISMO
E TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO - TID
Quando se deve suspeitar de Autismo/TID?
Quando uma criança (a partir de 1 ano e 6 meses de idade) apresenta dificuldades:
de interagir com outras pessoas, em especial da mesma faixa etária,
de se comunicar pela linguagem verbal e/ou não verbal,
no uso da imaginação e jogos de faz-de-conta, ocasionando em comportamento restrito e estereotipado.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de autismo/TID é um processo que envolve avaliações de habilidades presentes na criança bem como áreas que se encontram defasadas.
Quando há suspeita de Autismo/TID, um ou mais profissionais capacitados avaliam principalmente: socialização, comunicação e comportamentos estereotipado/uso da imaginação, já que são nestas áreas que crianças com Autismo/TID costumam apresentar defasagens, e que quando contempladas fornecem o diagnóstico.
O Autismo/TID não possui marcador biológico, portanto, são necessárias algumas avaliações para que seja fornecido um diagnóstico preciso.
Diagnóstico e Encaminhamentos
A vantagem do diagnóstico precoce é este estar diretamente ligado à intervenção. Isto quer dizer que é partir do diagnóstico que a criança com Autismo/TID será encaminhada aos atendimentos clínicos e educacionais necessários.
Existem diversos métodos psicoeducacionais para o tratamento da pessoa com Autismo/TID, todos visam à estimulação precoce, ocasionando bom prognóstico.
E TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO - TID
Quando se deve suspeitar de Autismo/TID?
Quando uma criança (a partir de 1 ano e 6 meses de idade) apresenta dificuldades:
de interagir com outras pessoas, em especial da mesma faixa etária,
de se comunicar pela linguagem verbal e/ou não verbal,
no uso da imaginação e jogos de faz-de-conta, ocasionando em comportamento restrito e estereotipado.
Como é feito o diagnóstico?
O diagnóstico de autismo/TID é um processo que envolve avaliações de habilidades presentes na criança bem como áreas que se encontram defasadas.
Quando há suspeita de Autismo/TID, um ou mais profissionais capacitados avaliam principalmente: socialização, comunicação e comportamentos estereotipado/uso da imaginação, já que são nestas áreas que crianças com Autismo/TID costumam apresentar defasagens, e que quando contempladas fornecem o diagnóstico.
O Autismo/TID não possui marcador biológico, portanto, são necessárias algumas avaliações para que seja fornecido um diagnóstico preciso.
Diagnóstico e Encaminhamentos
A vantagem do diagnóstico precoce é este estar diretamente ligado à intervenção. Isto quer dizer que é partir do diagnóstico que a criança com Autismo/TID será encaminhada aos atendimentos clínicos e educacionais necessários.
Existem diversos métodos psicoeducacionais para o tratamento da pessoa com Autismo/TID, todos visam à estimulação precoce, ocasionando bom prognóstico.
A Neurovital oferece atendimento ABA – Análise do Comportamento Aplicada, que é um dos métodos mais utilizados nos Estados Unidos e Reino Unido. O atendimento ABA tem dois objetivos principais: o desenvolvimento de novas habilidades (sociais, de comunicação, pedagógicas, vida diária e motoras) e a diminuição de comportamentos considerados inapropriados.
Gisele W. Tridapalli
Psicóloga
CRP-12/03942
Gisele W. Tridapalli
Psicóloga
CRP-12/03942
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