terça-feira, 28 de setembro de 2010

Avaliação Diagnóstica de Autismo em Florianópolis


AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE AUTISMO
E TRANSTORNOS INVASIVOS DO DESENVOLVIMENTO - TID

Quando se deve suspeitar de Autismo/TID?

Quando uma criança (a partir de 1 ano e 6 meses de idade) apresenta dificuldades:
de interagir com outras pessoas, em especial da mesma faixa etária,
de se comunicar pela linguagem verbal e/ou não verbal,
no uso da imaginação e jogos de faz-de-conta, ocasionando em comportamento restrito e estereotipado.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico de autismo/TID é um processo que envolve avaliações de habilidades presentes na criança bem como áreas que se encontram defasadas.
Quando há suspeita de Autismo/TID, um ou mais profissionais capacitados avaliam principalmente: socialização, comunicação e comportamentos estereotipado/uso da imaginação, já que são nestas áreas que crianças com Autismo/TID costumam apresentar defasagens, e que quando contempladas fornecem o diagnóstico.
O Autismo/TID não possui marcador biológico, portanto, são necessárias algumas avaliações para que seja fornecido um diagnóstico preciso.

Diagnóstico e Encaminhamentos
A vantagem do diagnóstico precoce é este estar diretamente ligado à intervenção. Isto quer dizer que é partir do diagnóstico que a criança com Autismo/TID será encaminhada aos atendimentos clínicos e educacionais necessários.
Existem diversos métodos psicoeducacionais para o tratamento da pessoa com Autismo/TID, todos visam à estimulação precoce, ocasionando bom prognóstico.

A Neurovital oferece atendimento ABA – Análise do Comportamento Aplicada, que é um dos métodos mais utilizados nos Estados Unidos e Reino Unido. O atendimento ABA tem dois objetivos principais: o desenvolvimento de novas habilidades (sociais, de comunicação, pedagógicas, vida diária e motoras) e a diminuição de comportamentos considerados inapropriados.

Gisele W. Tridapalli
Psicóloga
CRP-12/03942

Nenhum comentário:

Postar um comentário